domingo, 17 de novembro de 2013

hora da brincadeira

Brincar é tão importante para o desenvolvimento das crianças que precisamos garantir a elas este direito.

A televisão às vezes parece uma “ama quase perfeita” porque as mantém distraídas e quietas enquanto fazemos “outras coisas”. Por alguns minutos, pode ser uma solução perfeita. Mas temos de ter consciência de que as crianças precisam e merecem muito mais que isso.

É nosso dever deixar e ajudar a que nossos filhos brinquem de forma criativa e construtiva. Se participarmos de algumas brincadeiras, muito melhor! Além do estímulo e do direcionamento que podemos oferecer para que aprendam e cresçam brincando, cria-se uma enorme cumplicidade entre pais e filhos que se divertem juntos. Nesses momentos, aumenta muito a parceria e a intimidade no relacionamento e estes vínculos perduram a vida toda.

Sempre podemos deixar um pouco do trabalho e dos compromissos diários para dedicar um tempo para brincar com os filhos,e não só nas férias escolares que podem ser uma oportunidade maravilhosa para isso mas também no dia a dia sei que é complicado pois o trabalho a lida domestica mas todas as mamães arranjão um jeito!!

E não é apenas para as crianças que as brincadeiras trazem benefícios. Nosso lado infantil é aflorado e ainda liberamos a tensão do dia a dia. Uma hora diária de brincadeiras com nossos filhos pode mudar nossas vidas. As crianças ficam mais felizes e mais seguras e nós podemos curtir cada fase da vida deles.

As crianças não precisam de muito para brincar. E as brincadeiras que inventamos são as que eles mais curtem! Que tal fazermos massinha de modelar caseira? Compartilho com vocês a melhor receita que já testei!



Ingredientes:
* 1 xícara de farinha de trigo
* 1/2 xícara de sal
* 2 colheres de chá de creme de tártaro (opcional) para dar maior elasticidade. Esse creme pode ser achado em supermercado (em vidrinho), em loja de festas infantis ou casas de doces.
* 1 colher de chá de óleo de cozinha
* 1 xícara de água fria
* Corantes alimentícios de cores variadas


Modo de fazer:
Numa panela, misture todos os ingredientes. 

Em fogo médio, cozinhe, mexendo sempre. Por 3 minutos, ou até que a mistura desgrude do fundo e laterais da panela, como no brigadeiro.
Retire do fogo. Deixe esfriar por 1 minuto. Amasse bem com as mãos, a massa deve ter uma textura suave, desgrudando das mãos. Divida em porções e tinja com os corantes desejados.
Guarde em potes vedados.

P.S: Por causa da quantidade grande de sal, a massinha não deve ser consumida por crianças. Mas se acontecer, não será horrível.

A massinha fica igual as que compramos em papelarias ou lojas de brinquedos. A validade é de aproximadamente 2 anos, se armazenada em pote bem fechado.

Ótima dica para umas horas de brincadeira entre mãe e filhos...

Sem comentários:

Enviar um comentário